Descobrir as melhores formas de atrair novos alunos pode tirar o sono de muitos diretores. Dentre diversas escolas privadas na região, como se destacar? Na verdade, não existe uma ação específica para garantir a captação de alunos, mas sim um conjunto de práticas.

Quando você une diversas ferramentas para aplicar em seu plano de marketing, ele se torna mais eficaz. Caso aposte todas as suas fichas em apenas uma ação, comprometerá todo o investimento. Portanto, conhecer diferentes mídias e estratégias é crucial para a sua escola ficar em evidência e, assim, conquistar os pais e alunos.

Quer conhecer as melhores práticas para captar mais alunos para a sua instituição? Então continue lendo e confira!

1. Utilize as redes sociais

Além de proporcionar engajamento com os usuários, as mídias sociais são capazes de gerar visibilidade para a sua instituição de ensino.

Os hábitos dos consumidores mudaram. Atualmente, é comum as pessoas acessarem a página da empresa na rede social para conhecer sua reputação e estabelecer um diálogo. Logo, marcar presença nessa mídia pode ser o fator decisivo para a captação de alunos.

2. Disponibilize conteúdos relevantes

A internet nos deu a possibilidade de pesquisar a fundo qualquer tema. Se você vai escolher algum serviço extremamente importante, como a melhor escola para o seu filho, não fará de qualquer maneira.

Uma dica é ter um site e blog da escola com conteúdos informativos de qualidade. Se a sua escola tem um diferencial, como atividades artísticas ou diversas modalidades de esportes, use-o ao seu favor.

Você pode, por exemplo, disponibilizar um e-book que fala sobre os benefícios do esporte para crianças e adolescentes.

3. Faça anúncios atraentes

Há várias maneiras de anunciar na internet para aumentar a sua visibilidade. O Google AdWords e o Facebook Ads são os mais comuns.

Entretanto, apenas se tornar visível não é o suficiente. Você precisa convencer o público-alvo a tomar determinada atitude. Por isso, além de incluir uma chamada para a ação, como: “faça uma visita e conheça nossa estrutura”; é preciso citar algum benefício.

Uma forma legal de atingir seu público em cheio é por meio da palavra-chave. Caso a sua escola tenha como diferencial o ensino em tempo integral, use esse termo no anúncio.

4. Use o e-mail marketing de forma estratégica

O e-mail marketing é um instrumento poderoso quando utilizado da maneira correta. Com a ajuda de ferramentas de automação, é possível disparar uma sequência de e-mails para os clientes em potencial.

Contudo, é necessário mandar os conteúdos de acordo com o estágio em que a pessoa se encontra. Se ela está conhecendo a sua escola, logo não é a hora certa de fechar negócio. Sendo assim, é preciso enviá-la mais conteúdos educativos.

Caso o usuário consuma e-books, artigos informativos e pediu mais informações sobre a instituição, ele está quase pronto para se tornar um cliente. Nesse momento, você pode realizar ações para convertê-lo, como mostrar depoimentos de ex-alunos e oferecer descontos para matrículas antecipadas.

5. Saiba tirar dúvidas

Ao buscar uma escola para o filho, é comum que os pais e responsáveis tenham dúvidas a respeito da instituição e seus diversos processos. Sendo assim, é preciso estar preparado para sanar todos os questionamentos que possam surgir.

Garanta que todos os funcionários envolvidos com o atendimento dos pais estejam prontos para esclarecer qualquer dúvida relacionada à escola. Ouça seu cliente com atenção e estabeleça um relacionamento próximo, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet.

Utilizar diferentes mídias e ações de marketing para a captação de alunos pode ser a peça-chave que faltava para a sua instituição de ensino. Sendo assim, estar presente nas mídias sociais, desenvolver conteúdos para o site, criar anúncios atraentes e utilizar o e-mail marketing estrategicamente é altamente recomendado. Porém, não se esqueça daqueles que já são seus alunos e trabalhe para mantê-los.

Você já tentou usar alguma destas dicas em sua escola e teve sucesso? Conte para a gente nos comentários!