Muitas vezes, os responsáveis por uma boa escola acabam perdendo a chance de atrair novos alunos por acreditarem que o marketing não combina com um ambiente de educação. Porém, esses administradores estão equivocados!

É possível fazer uma propaganda ética da escola destacando seus pontos fortes. Dessa maneira, a instituição conseguirá captar novos estudantes, além de conquistar autoridade e credibilidade para o seu nome.

E para ajudar você nessa tarefa, nós mostraremos, aqui, 5 qualidades de uma boa escola que podem ser utilizadas como eficazes estratégias de marketing! Confira:

1. Valorize a localização

É muito relevante dar destaque à localização da escola em estratégias de marketing, afinal, se o local for bom, os pais ou responsáveis levarão isso em consideração na hora da escolha. Portanto, valorize, em suas propagandas, os pontos positivos dos arredores da instituição.

Se a sua instituição estiver situada em uma cidade grande, por exemplo, evidencie pontos de ônibus e estações de metrô próximas, além de outros lugares que possam ser úteis para os alunos, como restaurantes e bibliotecas.

2. Divulgue os valores da escola

Os valores dos alunos, frequentemente, já vêm de casa. Por isso, para captar novos estudantes, é importante que os responsáveis se identifiquem com os princípios da escola. Assim, terão certeza de o que eles ensinam em casa será reforçado pela instituição.

Mas lembre-se: não adianta mentir sobre essa questão, pois, uma vez que o aluno ingresse na instituição, ele e os pais perceberão se os valores realmente são colocados em prática ou não.

3. Mostre a infraestrutura e a metodologia de ensino

Em uma estratégia de marketing educacional, é essencial exibir a infraestrutura do ambiente de ensino. Se a instituição for um colégio voltado para educação infantil, os pais gostarão de ver um espaço para recreação ou uma sala mais lúdica, por exemplo.

É relevante também mostrar que a escola oferece ambientes que vão além das salas de aula, como uma quadra ou um campo para prática de atividades físicas.

Porém, a infraestrutura não é tudo. Os responsáveis provavelmente também se interessarão pela metodologia de ensino utilizada. Dentre as várias correntes existentes, é importante deixar claro qual é a seguida pelo colégio e quais são suas características. Ou seja, quais são os métodos de ensino (o foco está em moldar o indivíduo ou em vestibulares?) e o modo de aprendizado e como são feitas as avaliações.

4. Apresente o corpo docente

Apresentar os profissionais para quem pensa em colocar os filhos em sua escola é muito relevante. Informe aos responsáveis sobre onde seus colaboradores se formaram, qual a forma como eles trabalham, que didática usam e quais características prezam em suas profissões.

Além dos professores, é importante mostrar os outros funcionários que auxiliam no funcionamento do colégio. Revelar que todos os setores da escola contam com pessoas selecionadas para cuidar da educação de crianças e adolescentes pode ser um ponto a mais para sua instituição!

5. Produza conteúdo de qualidade para pais e alunos

Para provar o que a instituição tem a oferecer, é fundamental criar um conteúdo de qualidade, que demonstre autoridade no assunto. Para isso, a escola deve planejar quais métodos serão mais atrativos para o seu público.

No planejamento, pense em quem você deseja atingir, na mensagem que você quer passar e nos pontos que já possui para alcançar o seu objetivo. A escola pode, por exemplo, usar as suas redes sociais para disponibilizar simulados para os alunos, promover eventos estudantis e divulgar vídeos institucionais para quem desejar conhecer mais sobre a escola (metodologia, grade curricular, infraestrutura), por exemplo.

Reunindo algumas qualidades da instituição, os administradores de uma boa escola podem fazer uma propaganda ética e eficaz e, com isso, atrair novos alunos para o estabelecimento, além de garantir sua credibilidade.

O que você achou de nossas dicas? Está pronto para colocá-las em prática? Para saber mais sobre a relação entre marketing e escolas, entenda por que sua instituição de ensino não vai sobreviver sem marketing digital!