O que é melhor: contar com uma equipe de marketing externa ou interna? Essa é uma dúvida extremamente comum para gestores dos mais diversos tipos de negócio, inclusive na área da educação.

Neste texto abordaremos as vantagens de uma equipe terceirizada, mostrando alguns exemplos de como ela pode ajudar a sua empresa a crescer com mais agilidade.

Quais as vantagens de uma equipe de marketing externa?

O medo que mais impede os gestores de contratar uma equipe externa de marketing está ligado à suposição de que os profissionais de fora não conhecem bem o mercado. O ponto é que a equipe de marketing não vai fazer o trabalho da sua instituição, mas a divulgação dela.

Tudo o que é preciso é entender os objetivos da empresa, saber o perfil do público e quais são as vantagens e desvantagens do produto ou serviço oferecido para poder dar o destaque correto à marca.

Vale lembrar que, assim como a sua empresa é especialista em seu ramo, uma equipe externa de marketing é especialista em marketing!

Em outras palavras: contratar uma equipe terceirizada garante que o trabalho de marketing da sua empresa será realizado por profissionais que já testaram diversos tipos de estratégias com os mais variados orçamentos.

Nada impede que você recrute uma equipe de marketing interna com profissionais que se encaixam nessa descrição, mas a seguir estão algumas vantagens da equipe terceirizada.

Menos gastos e burocracia

Além de ter que adicionar novos profissionais ao seu quadro de funcionários com uma equipe interna, a sua empresa precisará fazer a aquisição de novos materiais — mas esse não é o maior problema.

O período de recrutamento e seleção pode atrasar bastante os trabalhos de marketing da sua empresa. Na sua opinião, vale a pena esperar meses para começar o investimento em divulgação? Lembre que muitas ações e estratégias não dão resultados imediatos.

Com uma equipe de marketing externa, tudo o que você precisa é fazer o contato, receber uma análise e fechar o contrato depois de uma reunião.

Aprendizado contínuo

Os profissionais terceirizados estão sempre em contato com novas estratégias de mercado por dois motivos:

  1. a própria agência investe na constante qualificação dos funcionários;
  2. a experiência com diferentes clientes da agência permite que os profissionais estejam sempre testando novas abordagens.

Tentar replicar essas duas condições para uma equipe interna demandaria uma verba extra bem alta.

Expertises adicionais

Muitas vezes, uma agência tem contatos, parcerias ou até mesmo funcionários que foram treinados em outras expertises que você pode até não precisar no momento, mas que podem ser úteis para alguma ação específica no futuro, como a produção de um evento.

Delegação de atividades

Ao trabalhar com uma equipe externa, você terá liberdade muito maior para cuidar do seu negócio, e a razão é simples: a agência será responsável por todo o planejamento estratégico e execução do marketing.

Basta delegar a alguém da sua equipe a função de servir como ponte entre a agência e a sua instituição. Essa pessoa, então, passará todas as informações relevantes para você sempre que necessário.

Até mesmo a cobrança de prazos será mais simples, visto que muitas vezes a pessoa delegada não precisará se preocupar com isso porque os prazos já são cobrados dentro da própria agência.

Química da equipe

Por último, temos a química da equipe. Nenhuma equipe montada do zero começa em perfeita sintonia.

Imagine ter que esperar meses pelo recrutamento e seleção, semanas ou até pouco mais de um mês para a equipe se alinhar e, depois disso, mais semanas ou meses para ver os primeiros resultados do marketing. Não é todo negócio que pode esperar esse tempo todo.

Como você sabe, deixar de lado o marketing digital não é mais uma opção para empresas que querem continuar relevantes no mercado ou que pretendem crescer ainda mais. Entendeu por que vale a pena contar com uma equipe de marketing externa?

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