Para sobreviver no mercado, as instituições de ensino precisam estar constantemente aprimorando sua estratégia de marketing. Captar alunos é apenas uma parte do processo, pois, a retenção deles é tão — ou mais — importante para a gestão escolar.

Quando as ações são bem executadas, os profissionais são beneficiados pelo marketing de indicação. Ou seja, pais e alunos que tiverem as suas expectativas atendidas, indicarão a sua escola de forma espontânea.

Quer descobrir como o marketing pode ajudar na gestão da sua instituição de ensino? Continue lendo esse artigo e confira!

A tecnologia deve ser utilizada como aliada

Com tantas ferramentas digitais à disposição, os gestores conseguem potencializar suas ações ao aderi-las na sua estratégia. Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, são exemplos disso, pois a facilidade que eles proporcionam aos pais, alunos e funcionários em relação ao atendimento é o seu diferencial.

As redes sociais também devem ser utilizadas pelas escolas como canal de comunicação, pois são extremamente eficientes para gerar engajamento com os seus seguidores. Para isso, é necessário atualizá-las constantemente com conteúdos relevantes. Caso você tenha um blog, publique os artigos em sua página social e observe os resultados.

Os eventos escolares precisam ser motivadores

Os eventos são ótimos para aproximar os pais e alunos. Se a escola mantiver uma relação fria com os envolvidos, convidando-os apenas para resolver questões burocráticas, perderá a chance de fidelizá-los.

Você ainda pode promover passeios extracurriculares para estimular o aprendizado dos alunos de maneira divertida, como uma visita ao museu, por exemplo. Outras expedições com caráter recreativo também podem ser boas ideias para deixar os alunos motivados.

A identidade visual precisa ser trabalhada

Às vezes, muitos gestores deixam a identidade visual de lado por não reconhecerem o seu valor. Porém, a comunicação da escola não é feita apenas com palavras, ela também conta com a comunicação não-verbal, onde todos os elementos gráficos transmitem uma mensagem ao público.

Se você mantém o mesmo site institucional desde o início dos anos 2000 ou seu logotipo é o mesmo de sempre, provavelmente está precisando dar uma repaginada. Esses são detalhes que, com certeza, farão a diferença para melhorar a sua imagem no mercado educacional.

As pesquisas de satisfação são essenciais

Você faz pesquisas de satisfação com pais e alunos regularmente? Se não, saiba que está deixando de conseguir informações valiosas, pois nem sempre conseguimos enxergar todas as falhas ou acertos e, por isso, elas são ferramentas fundamentais.

O ideal é que, além daquelas questões de múltipla escolha ou notas de 0 a 10, você deixe um espaço livre para os pais e alunos expressarem o que eles quiserem. Essas respostas costumam trazer bons insights para que você consiga melhorar os serviços prestados.

O e-mail ainda é uma importante ferramenta

Com as mídias sociais e aplicativos de mensagens, muitos se esquecem do bom e velho e-mail como ferramenta de comunicação. No entanto, ele é indispensável para as estratégias de marketing digital.

Há algumas ações que não cabem nas redes sociais ou no WhatsApp, como o envio de uma mensagem exclusiva com uma oferta que direciona o potencial cliente para uma página de vendas, por exemplo. Nesse caso, o e-mail é o canal mais propício para essa ação.

Mesmo que a sua escola possua a infraestrutura adequada e um corpo docente impecável, é necessário que não haja ruídos em sua comunicação. Por meio de ações previamente planejadas, é possível melhorar tanto a gestão escolar quanto sua imagem no mercado, captar mais alunos e retê-los na escola.

Agora que você já sabe da importância do marketing na gestão de uma instituição de ensino, compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre ele!