Hoje, mais de 20 milhões de pessoas no Brasil são consideradas “nativas digitais”, ou seja, são crianças e adolescentes que nasceram depois da década 80, já imersos na era da internet e dos games. Conectados quase 100% do tempo, é difícil disputar pela atenção desse público, em especial no contexto escolar.

Nesse artigo você vai aprender o que é gamification e como utilizar esse método na estratégia de comunicação do seu colégio, atraindo mais alunos.

O que é gamification?

A gamification vem do inglês game (jogo) e nada mais é do que o uso de técnicas de jogos, sejam eles digitais ou físicos, fora do contexto dos games para engajar pessoas e resolver problemas. Ou seja, é o uso de lógicas e mecanismos próprios dos jogos, para atrair a atenção das pessoas para determinado assunto, podendo ser para um produto ou serviço.

Alguns exemplos de técnicas de gamification utilizadas pelo marketing são a pontuação por desempenho e a premiação para vencedores, na forma de troféus, rankings e insígnias. O conceito de níveis de dificuldade é outro que também pode ser transportado para o marketing, por exemplo.

Como funciona na prática?

Um case claro de como a gamification pode ser usada com sucesso em estratégias de marketing é o caso do site Enjoei. Espécie de brechó online entre usuários, por meio do Enjoei, tanto os vendedores quanto os compradores recebem “honrarias” ao conquistarem metas criadas pelo site. Os selos entregues por meio dessas honrarias são extremamente lúdicos e engraçadinhos, indo desde “faixa azul – colocou o seu primeiro produto no ar” até “famosão – autógrafo rola? mais de cem seguidores”.

O conceito utilizado nesse método é bem simples: receber reconhecimento por conquistas. Mas o resultado é impactante: funciona como uma forma de motivar os usuários a continuarem comprando e vendendo cada vez mais pelo site. Ou seja, o Enjoei consegue fidelizar os clientes e aumentar suas receitas.

Quais os pilares da gamification?

Além de manter a atenção das pessoas, os principais pré-requisitos de uma campanha que utiliza conceitos da gamification são:

  • ser divertida;
  • ter regras claras e objetivas;
  • ser competitiva;
  • ser cooperativa;
  • atrair visualmente;
  • incentivar compartilhamento;
  • ser desafiadora;
  • oferecer recompensas.

Se ainda gerar um espírito de comunidade, a estratégia de gamification tem ainda mais chances de ser bem sucedida!

Como faço a minha campanha?

Para criar na prática uma campanha de gamification você deve estabelecer objetivos, metas e analisar o público-alvo que quer atingir. Depois, desenhe estratégias periódicas, como desafios semanais em que os usuários possam concorrer a prêmios ou juntar pontuação para um prêmio maior ao fim da campanha.

No caso de colégios, é importante garantir que toda a estratégia esteja sincronizadas às redes sociais, já que esse é um dos principais meios de comunicação da nova geração. Já o formato da campanha você quem decide: podem ser gincanas, jogos personalizados, uso de mascote, testes… Desde que desperte atenção, siga as regras e gere engajamento, tudo vale na gamification!

Agora que você já sabe o que é gamification e como aplicar este conceito na estratégia de marketing de seu colégio, conheça uma visão estratégica para sua escola sobre planejamento e gestão escolar.