Os finais de semestres letivos sempre são períodos importantes para escolas e universidades que desejam aumentar o seu alcance e atingir maior número de alunos em potencial. Mas, afinal, como conquistar maior número de pessoas e incentivar, além de novas inscrições, os estudantes a permanecerem na instituição?

Com pouco tempo, dinheiro e meios adequados, criar uma campanha de rematrícula pode ser tarefa complicada. Com bastante criatividade e organização, porém, simples ações podem ser mais eficazes que investimentos de centenas de reais.

Não acredita? Conheça então as nossas cinco dicas para criar uma campanha de rematrícula acima da média e convencer o seu público de que vale a pena continuar fazendo parte da sua organização!

1. Use a tecnologia a seu favor

Uma estratégia de comunicação de sucesso, nos dias de hoje, deve obrigatoriamente contar com inovações tecnológicas. Ter presença digital é essencial para que a instituição se mostre presente na vida de seus alunos e responsáveis.

Quem procura um novo curso, quem quer conhecer melhor uma escola ou universidade, ou simplesmente deseja tirar alguma dúvida sobre a instituição certamente buscará fazê-lo on-line, ao menos em um primeiro momento.

Ter um site impecável é primordial para incentivar não só novas matrículas, como convencer os alunos de que o curso que estão prestes a concluir é o melhor disponível no mercado.

2. Lembre dos antigos alunos

Teve algum aluno que se desligou da sua organização aparentemente sem motivo? Vá atrás dele! Coloque-se à disposição para tirar eventuais dúvidas e apresentar mais uma vez o lugar, mostrando que ele evoluiu com o tempo e que vale a pena dar a ele mais uma chance.

No caso de escolas, vale a pena ligar para os responsáveis pelos alunos matriculados ao fim do semestre e marcar reuniões presenciais, também para apresentar projetos, melhorias e vantagens de continuarem a parceria nos próximos anos.

3. Crie bônus e descontos especiais

Em tempos de crise, parece até difícil pensar em dar descontos nos valores praticados para rematrículas. Porém, alguns bônus podem ser concedidos mesmo com um orçamento enxuto, considerando o retorno que podem vir a dar para a escola ou universidade.

Pense em criar um kit especial de rematrícula, incluindo ofertas especiais para inscrições antecipadas e possíveis bônus para alunos que optarem por mais de um curso na instituição (sendo possível).

4. Segmente o envio de mensagens

Uma escola ou faculdade pode contar com grande variedade no perfil de seus alunos: crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos. Da mesma forma, o conteúdo que interessa a cada público também será diferenciado. Oportunidades para os mais jovens podem não atrair os mais velhos e vice-versa.

Por isso, é interessante segmentar o envio de mensagens de maneira a atrair o perfil dos estudantes: frequentadores do ensino médio podem receber informações sobre cursinhos, e alunos no fim da graduação, sobre uma pós, por exemplo.

5. Comunique-se bem com os alunos

Já imaginou o impacto que pode ter receber uma carta do diretor de uma escola ou reitor de uma universidade? Pode ser que o aluno ou seus responsáveis fiquem impactados em um primeiro momento, mas logo se sentirão privilegiados quando souberem o quanto a organização está feliz em tê-lo em seu quadro de alunos.

É importante enviar materiais que mostrem que a pessoa já faz parte daquele ambiente e que os diferenciais oferecidos permitirão que tenha um futuro promissor pela frente.

Agora que você já sabe como fazer uma campanha de rematrícula matadora, que tal entender como encantar pais e alunos e cativá-los de vez? Nós nos vemos no próximo post!