O Social Selling consiste em um método que utiliza as redes sociais para construir e manter relacionamentos positivos e pessoais com seu público, possibilitando o aumento do volume de vendas.

Após a popularização dos dispositivos móveis, a internet se tornou ainda mais presente no dia a dia das pessoas. Conectados por meio de seus smartphones, tablets ou notebooks, todos passam grande parte do seu tempo gerando e consumindo conteúdo.

Por isso, as mídias sociais possuem um grande potencial para a divulgação de produtos e serviços. No entanto, esse ambiente tem características particulares, que exigem uma abordagem mais humanizada e interativa do que maioria dos formatos publicitários.

Continue lendo e descubra como aplicar o Social Selling e realizar uma estratégia eficiente de vendas nas redes sociais!

Realize um planejamento detalhado

Antes de colocar o Social Selling em prática, é fundamental fazer um bom planejamento. O passo inicial é conhecer seu público, especialmente seu comportamento e principais interesses. Com essa informação em mãos, é muito mais fácil traçar toda a estratégia.

Outro ponto importante é identificar seus concorrentes e entender como eles se posicionam nas redes. Aproveite também para utilizar as páginas de interesse do seu público como fonte de referência, adaptando sua linguagem.

Depois disso, é hora de montar um cronograma, focando em estabelecer um ritmo constante para se manter na lembrança dos consumidores.

Aproveite as ferramentas de cada rede social

Sua empresa não necessita estar presente em todas as redes sociais, apenas nas mais adequadas. A quantidade e perfil dos usuários varia em cada uma delas, bem como o formato das postagens e as ferramentas disponíveis.

É preciso conhecer o funcionamento dessas redes para definir fatores como: tipo de conteúdo a ser publicado; frequência de postagem e quais são as prioridades.

Por exemplo, o algoritmo do Facebook privilegia conteúdos de qualidade, permitindo uma frequência mais moderada. Já o Twitter tem uma natureza imediatista, tornando mais interessante a publicação de novidades do momento.

Ofereça um conteúdo relevante ao seu público

Criar e oferecer conteúdos relevantes é um dos pilares do Social Selling. Tenha em mente que a maioria os usuários de redes sociais não estão lá com o propósito de fazer compras, e sim para buscar entretenimento e diversão.

Ou seja, um discurso frio e que apela somente às vendas não surte o efeito esperado. Além disso, há uma imensidão de conteúdos no mundo online, então é recomendado se adaptar para despertar a atenção do público certo.

Fornecer informações consistentes e relevantes que solucionem os dilemas dos clientes em potencial é a melhor maneira de criar uma conexão com eles e construir uma marca forte. Aposte também em formatos atrativos, como infográficos.

Invista em monitoramento constante

Ao medir o desempenho das suas publicações, é possível ajustar seu planejamento de modo a alavancar os resultados positivos. Vale lembrar que esses impactos não se dão somente no número de vendas.

Se tratando de redes sociais, outros elementos são relevantes para o direcionamento do conteúdo, como views, curtidas e compartilhamentos. Por exemplo, sabendo que posts com gifs geraram mais engajamento, você poderá investir mais nesse formato.

Devido ao caráter colaborativo das mídias sociais, também é importante mensurar as interações com a marca, como menções, comentários e reclamações. Assim, existe a possibilidade de se comunicar com o consumidor de uma maneira mais próxima.

O atual poder das redes sociais faz com que o Social Selling seja uma tática essencial para impulsionar as vendas de um negócio. É preciso saber trabalhar com as peculiaridades desse tipo de mídia e adaptar a comunicação de acordo com os resultados obtidos. Dessa forma, a instituição consegue encantar seu público, agregar valor à marca e, consequentemente, alcançar resultados financeiros significativos.

Nosso artigo te ajudou a traçar o plano perfeito para um Social Selling de sucesso? Aproveite e compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também saibam aplicar essa estratégia corretamente!