Elaborar um bom plano de Marketing Digital para escolas pode ser muito difícil, especialmente para quem não tem muito conhecimento na área. Porém, existe um conceito muito simples, conhecido como os 4 P’s do Marketing, que ajuda a estruturar uma estratégia publicitária com facilidade.

No artigo de hoje, vamos apresentar essa ideia e você vai descobrir como utilizá-la com sucesso na sua instituição de ensino. Preparado? Então vamos lá!

Por que é importante conhecer o conceito dos 4 P’s do Marketing?

O conceito dos 4 P’s do Marketing fala sobre os quatro grandes pontos de qualquer estratégia e é importante pois oferece um esqueleto para a elaboração do posicionamento publicitário de qualquer empresa, inclusive de uma escola.

É a partir desse conceito que é possível elaborar uma boa estratégia de Marketing para instituições de ensino e saber como posicioná-la no mercado para captar mais alunos e apresentar bons resultados.

Quais são os 4 P’s do Marketing?

O posicionamento publicitário de qualquer empresa deve estar fundamentado em 4 pilares principais. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O pilar do Produto é referente ao que você tem a oferecer para os seus clientes. Não só o produto em si, mas todo o valor agregado que ele traz e, principalmente, como ele resolverá as necessidades do consumidor.

O pilar do Preço trata sobre quanto o cliente terá que desembolsar para ter acesso ao produto oferecido. O aspecto mais importante do preço é que ele deve estar intimamente relacionado ao valor do produto — e a relação entre eles determina se algo é caro ou barato.

Já a Praça é o pilar mais complicado de ser compreendido, porém, não impossível. Ele se refere ao local onde você fará a sua oferta e onde sua empresa está inserida.

Por fim, chegamos ao pilar da Promoção, que cobre as estratégias de divulgação do seu produto ou serviço e se refere a todas as maneiras que os clientes podem descobrir sua empresa — ou, no caso, sua escola.

Como utilizar os 4 P’s no Marketing Digital para escolas?

Até agora nós falamos muito sobre empresas em geral, mas precisamos lembrar que o ambiente escolar tem uma dinâmica diferente do cenário empresarial.

Isso não significa, porém, que os 4 P’s do Marketing Digital devem ser ignorados. Na verdade, esse conceito deve apenas ser adaptado para as realidades das instituições de ensino.

Lembre-se de que uma escola ou instituição de ensino trabalha sempre com dois públicos ao mesmo tempo: os alunos e os pais. Eles possuem objetivos diferentes e sua estratégia de marketing deve trabalhar os 4 P’s para ambos.

Em termos de Produto, a escola deve estar focada tanto em oferecer a melhor formação possível para o aluno quanto os melhores resultados para os pais.

Em relação ao Preço, a instituição de ensino precisa ter em mente qual a faixa do público que pretende atender para conseguir captar mais alunos.

Após definir exatamente o preço e o público-alvo para a sua instituição de ensino, a Praça — ou o local da escola, no caso — deve estar de acordo com esses dados, para que a estratégia funcione de forma mais certeira.

Por fim, é preciso não esquecer de Promover a estratégia por meio das plataformas ideais para cada tipo de público. Os jovens são mais ligados nas redes sociais, enquanto os pais confiam mais no e-mail marketing, por exemplo.

O que mais levar em conta na estratégia?

Como você pode perceber, os 4 P’s do Marketing devem servir como base para o posicionamento publicitário da sua instituição de ensino. O mais importante é ser capaz de servir as necessidades dos seus clientes e utilizar as estratégias para comunicar essa capacidade para eles.

Por fim, não se esqueça que o planejamento é a ferramenta essencial do Marketing Digital para escolas, pois é com ele que você consegue estabelecer uma boa comunicação com o seu público e garantir que sua mensagem chegue até ele da maneira mais eficiente possível.

E aí, agora que você já sabe mais sobre Marketing Digital para escolas, o que achou do conceito dos 4 P’s? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!