Sua empresa tem uma marca? Não?

Então, hoje, vamos falar um pouquinho sobre como gerar valor, relevância e propósito em uma marca.

Tanto uma empresa, quanto uma pessoa, são marcas; possuem um nome que carrega em si aspectos e valores individuais, como um DNA.

Assim como nós, as marcas também são impactadas diretamente pelo tempo, pelas experiências, pelas mudanças externas a este “DNA”.

Hoje, com o mundo globalizado – onde tudo é instantâneo – percebo que muitas marcas se preocupam em “copiar” ou se “balizar” pelo sucesso de grandes marcas a apostar na sua própria razão de ser, no seu propósito, ignorando esta personalidade única que cada uma possui.

A insegurança e a falta de preocupação com esta identidade por parte de muitos empresários faz com que muitas marcas vazias, sem “vida” ou sem sentido surjam no mercado.

Veja cinco pontos cruciais para conquistar uma marca forte:

1) Diferencial

Dê à sua marca o seu diferencial. Analise profundamente a razão que o fez abrir esta empresa. Por que ela existe? A quem ela pretende atender? Quem é este público? O que ele consome?

Veja seus atributos e o que quer passar para o mercado. Pontue todas suas qualidades, alinhe estratégias, passe o que realmente quer entregar.

2) Personalidade

Construa sua personalidade com valor agregado, comunicação coerente, linguagem específica com atos e momentos que sejam homogêneos, impactantes e sólidos, sem jamais esquecer quem consumirá seu produto. É com ele que sua marca se comunicará.

3) Ideia/conceito

Vamos cruzar as informações, formar o conceito, entender os dados que se levantaram com as qualidades e personalidades da marca.

4) Propósito

Por que a marca existe? O que ela oferece aos seus clientes? Qual o valor agregado ao que você está oferecendo? Qual a real verdade? Qual o sentido desta marca existir? Por que você é diferente dos outros para que o mercado te absorva?

5) Design

Por fim, o design. Depois de alinhar todos os atributos citados acima, a plasticidade da marca é quase imposta por seus conceitos.

Muitos pensam primeiro no design, mas sem um “por quê” seria só mais um desenho, mesmo que lindo, sem personalidade alguma.

Depois disso tudo, vamos começar a desenhar a marca em si, buscando elementos que caracterizem as informações como: símbolos, uma tipografia coerente, elementos, originalidade e – claro – a beleza da marca.

Mas lembre-se, fazer o “branding” com um especialista é fundamental, pois ele te dará a direção quanto ao desenvolvimento e uso da marca, além de auxiliar sua empresa para se posicionar no mercado competitivo online e off-line.

Texto por: Robson Marcelino, diretor criativo da KYNAN – Comunicação & MKT