Diretores e gestores de instituições de ensino têm uma rotina agitada, dividindo seu tempo entre as decisões pedagógicas, administrativas e de pessoal. Todas essas ações têm como objetivo captar alunos, retê-los e ajudar nas ações que promovem a imagem da escola.

Pensando em contribuir com essa jornada, o artigo de hoje tem como objetivo dar dicas de marketing para encantar pais e alunos e, assim, fidelizá-los.

Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra como a excelência no atendimento, o envolvimento da família nas atividades escolares, a apresentação de solução imediata para problemas, entre outras ações, podem ser a chave a para o sucesso da sua escola.

Busque excelência no atendimento

Promover uma experiência inesquecível é o segredo para um ótimo atendimento ao cliente. No caso das instituições de ensino isso implica em ter uma equipe de atendentes com competência técnica e social, que:

  • demonstrem educação, respeito e cortesia em qualquer situação;
  • tenham pleno conhecimento dos produtos e serviços oferecidos pela escola;
  • dominem os procedimentos adotados pela instituição;
  • entendam e obedeçam as orientações e organização da escola.

Essas são prerrogativas basilares para um acolhimento de qualidade. Portanto, independem do motivo do atendimento ou da potencialidade da pessoa se tornar cliente da instituição.

Promova atendimento personalizado

Em escolas, o atendimento personalizado é um conceito um pouco mais direcionado e concreto do que nas empresas, em geral. Ao sondar uma escola para matricular seus filhos, os pais querem ter a garantia de que eles serão atendidos em suas necessidades individuais e receberão base para a vida social.

Ou seja, é importante ter e oferecer um projeto de acompanhamento para alunos que possuam dificuldades de aprendizagem e deficiências diversas, possibilitando a adequação dos educandos ao ambiente escolar.

Além disso, deve ficar claro que a cultura da escola promove um ambiente que cultiva valores morais, éticos e humanos.

Monitore a satisfação dos pais e alunos

Outra ação imprescindível é o acompanhamento da satisfação dos pais e dos alunos. É claro que a métrica mais utilizada para ambos é o quanto o aluno está se desenvolvendo cognitivamente, ou seja, o quanto ele está aprendendo.

Mas é preciso ir além, monitorando constantemente a dinâmica dos alunos para realizar uma espécie de prestação de contas periódica aos pais. Algumas ações possíveis são:

  • realizar reuniões pedagógicas;
  • deixar claro que o canal de comunicação entre pais e instituição está sempre aberto, seja por telefone ou pessoalmente;
  • entrar em contato com os pais informando o desempenho e frequência dos alunos;
  • oferecer atividades extracurriculares que chamem a família para dentro da escola;
  • solucionar todos os problemas que aparecerem imediatamente, comunicando aos pais ocorrências importantes;
  • promover  momentos na escola onde os pais possam sanar dúvidas, conhecer a abordagem etc.

Você curtiu este post? Entendeu como encantar pais e alunos? Ao pensar sobre seu dia a dia trabalhando com esse público, lembrou-se de outras dicas? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe a sua opinião!