Os alunos são a razão de existir de uma escola. Por isso, toda a estratégia de ensino é pensada para o seu desenvolvimento e aprendizado.

Se eles são o foco, as instituições precisam também pensar em estratégias de captação e retenção de alunos. Como aumentar o número de matrículas? Como criar um bom relacionamento com os possíveis inscritos e os já matriculados?

A combinação entre marketing e educação pode responder essas perguntas. Neste post, vamos ver como as estratégias de marketing voltadas para instituições de ensino podem melhorar os seus resultados. Confira:

Benefícios de investir em marketing na sua instituição de ensino

Reunir marketing e educação pode ser um desafio para muitas instituições. Em geral, elas estão tão focadas no ensino, que acabam deixando a comunicação em segundo plano — muitas vezes por falta de conhecimento, experiência ou profissionais capacitados.

Porém, o marketing é um aliado, que pode ajudar de diversas maneiras. Veja agora os principais benefícios que ele traz:

Conhecer os estudantes

Para fazer marketing, o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo — que, para as instituições de ensino, são os alunos.

Portanto, um dos principais benefícios do marketing é aprofundar o conhecimento sobre os estudantes: quem são eles, qual seu perfil de renda, do que gostam, quais são seus hábitos, seus desafios, suas necessidades etc. E esse conhecimento é poder, como você verá no próximo tópico.

Aumentar o número de matrículas

A partir do conhecimento sobre o estudante, você pode desenvolver estratégias de captação mais direcionadas e certeiras, que vão aumentar o número de alunos da sua instituição.

Com o marketing, você consegue fortalecer a imagem da sua escola, para que ela se destaque entre os concorrentes e seja considerada a melhor opção pelo estudante.

Melhorar o relacionamento com os alunos

Investir em marketing não significa apenas aumentar o número de matrículas. Afinal, depois de matriculado, o aluno não pode ser esquecido.

Então, o marketing também ajuda na fidelização dos alunos, para que eles se sintam motivados a ficar na escola, matricular-se em novos cursos e recomendar a instituição.

Estratégias de marketing para melhorar a captação e retenção de alunos

Agora que você já sabe os benefícios de reunir marketing e educação, vamos ver algumas estratégias importantes para adotar na sua instituição:

Marketing digital

Independentemente da idade média dos seus alunos, é certo que eles estão na internet, seja nos blogs, nas redes sociais ou no e-mail. E, para fazer marketing, você precisa estar onde seu público está.

O marketing digital permite aumentar o alcance da sua divulgação, bem como estreitar o relacionamento com o público. Então, explore os canais digitais para alcançar os estudantes e interagir com eles.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para atrair e fidelizar os estudantes por meio de conteúdos relevantes, que podem ser usados no seu blog, e-mail marketing e redes sociais.

O potencial aluno passa por diferentes etapas até escolher uma instituição de ensino. Nessa jornada do estudante, o marketing de conteúdo deve ajudá-lo a amadurecer sua decisão.

Marketing de relacionamento

Antes, durante e depois de efetuar a matrícula, você precisa desenvolver um relacionamento positivo com o aluno. O objetivo é criar laços emocionais com ele, que são mais fortes do que uma relação meramente comercial.

Para isso, as redes sociais e o e-mail marketing são excelentes ferramentas, pois permitem uma interação bastante próxima com o aluno, em todos os momentos da sua jornada.

Se você quer ver o sucesso da sua instituição de ensino, é preciso investir em estratégias de marketing. Elas vão ajudar a conquistar os estudantes, transformá-los em alunos e fidelizá-los com a sua escola.

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