Ainda que esteja voltada a uma das ações mais nobres, ou seja, a de ensinar, a escola não deixa de ser uma organização que possui uma clientela: os alunos e seus familiares, público-alvo que busca receber os melhores serviços educacionais possíveis.

Nesse cenário, é essencial que a instituição utilize ferramentas administrativas que permitam gerar eficiência e fortalecer a imagem, como o planejamento e gestão escolar.

O que é gestão escolar?

Trata-se de um conjunto de práticas cujo foco é propiciar a organização, o manejo e a articulação das condições necessárias à garantia do desenvolvimento do processo socioeducacional das instituições, de modo a possibilitar o aprendizado dos seus alunos. A gestão escolar se ocupa de fatores concretos da rotina acadêmica, buscando meios para promover a educação de qualidade em prol da formação cidadã e profissional.

Por abranger as mais diversas questões relativas ao processo de ensino e aprendizagem, a gestão escolar é comumente dividida em seis áreas que, embora, distintas, são complementares umas às outras. Essas áreas são: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão da comunicação, bem como gestão de tempo e eficiência dos processos.

De que forma o planejamento estratégico pode ser aliado à gestão escolar?

O planejamento estratégico consiste em uma função gerencial responsável pela projeção futura da instituição, de modo a delinear uma programação em que há a definição dos seus objetivos, o estabelecimento de estratégias de ação e a alocação dos seus recursos. Essa ferramenta gestora contribui significativamente com a gestão escolar, uma vez que possibilita o alcance efetivo das metas traçadas pela instituição.

Figuram entre os objetivos de uma escola atingir metas de matrículas, diminuir e erradicar a evasão de alunos, aumentar os índices de aprovação, assim como qualificar os seus educadores. Esses objetivos podem ser atingidos a partir da realização de um planejamento estratégico que leve em consideração a realidade da instituição e busque meios para executá-lo com base nas possibilidades da escola e de seus alunos.

Como fazer o planejamento estratégico?

Há diferentes modelos de planejamento estratégico, que podem ser escolhidos conforme a preferência da instituição. No entanto, de modo geral, todos eles partem de uma identificação contextual e chegam ao controle do planejamento implantado. Mais importante do que o modelo escolhido é a realização de análises críticas ao longo de sua execução e a manutenção da disciplina e da organização durante sua efetivação.

É possível fazer um planejamento estratégico seguindo estes passos: inicialmente, é preciso efetuar um diagnóstico da situação atual da instituição. Depois, deve-se fazer uma análise, seguida de uma formulação estratégica. Após essas três fases, é necessário executar a implementação, e, então, aplicar o controle estratégico. Todo o processo deve considerar os objetivos e as possibilidades da escola.

Qual a importância de fazer um planejamento estratégico da comunicação e marketing?

Além de se preocupar com os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros da escola, o planejamento estratégico deve estar atento à comunicação e ao marketing feitos pela instituição. Isso é fundamental, pois contribui para o fortalecimento da imagem da instituição, além de ser essencial para obter a satisfação dos pais dos alunos e a manutenção dos estudantes na escola.

Em um processo de planejamento e gestão escolar, as ferramentas de comunicação e as estratégias de marketing não são apenas um artificio para atrair e manter alunos na escola. Muito pelo contrário, são instrumentos poderosos que devem estar presentes desde o início do planejamento estratégico da instituição, direcionando as decisões a serem tomadas e as ações realizadas.

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